Halloween
O que é o Halloween?
O Halloween, uma contração da expressão Hallows' Evening (Véspera de Todos os Santos), é um feriado que precede a festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro. O Halloween é amplamente celebrado em todo o mundo com doces ou travessuras, abóboras esculpidas e outras tradições.
Quando é o Halloween?
Como o Dia de Todos os Santos é celebrado em 1º de novembro, o Halloween é sempre comemorado em 31 de outubro. O Dia de Todos os Santos é uma festa cristã celebrada em homenagem a todos os santos, conhecidos e desconhecidos. A primeira evidência que temos da celebração em 1º de novembro remonta ao pontificado do Papa Gregório III (731-741), que dedicou uma capela em homenagem a todos os santos na Basílica de São Pedro, Roma, no dia 1° de novembro. A noite anterior ficou conhecida como Véspera de Todos os Santos (All Hallows Eve, em inglês) e mais tarde surgiu a expressão Halloween.
Outra explicação para a data é encontrada no antigo festival celta de Samhain. Os celtas escolheram o dia 1º de novembro como início de seu novo ano porque esse dia marcava o fim do verão e da colheita e o início do inverno e da escuridão. Na noite do dia 31 de outubro, eles celebravam o Samhain, quando se acreditava que os fantasmas dos mortos retornavam à terra.
Comemorando o Halloween
Depois do Natal, o Halloween é hoje o feriado mais celebrado nos Estados Unidos. Há muitas maneiras diferentes de celebrar o Halloween, mas estas são as formas mais comuns.
Doces ou Travessuras!
Na noite do Halloween, as crianças se vestem, muitas vezes com fantasias assustadoras e percorrem a vizinhança. As pessoas que participam desta tradição muitas vezes adornam seus quintais com decorações tradicionais do Halloween, como abóboras, morcegos, esqueletos e outras coisas assustadoras. As crianças pedem doces dizendo a frase 'doces ou travessuras', com a ameaça de fazer travessuras contra o proprietário da casa. Alguns moradores colocam seus doces na entrada da casa para que as crianças possam pegar.
Fantasias e decorações
É comum que as pessoas nos Estados Unidos decorem tanto suas casas quanto seus pátios, assim como fazem ou compram fantasias. Tanto os trajes quanto as decorações são geralmente temáticos, com abóboras, bruxas, sepulcros, esqueletos, fantasmas e caveiras como elementos comumente usados. As fantasias podem ser usadas ao abrir a porta para as crianças que pedem doces, para festas a fantasia ou para atividades especiais. As cores centrais para o Halloween são tradicionalmente preto (morte) e laranja (abóbora), e às vezes também o roxo (bruxaria).
Atrações mal-assombradas
Uma outra tradição comum de Halloween são as atrações da época, como casas assombradas e labirintos de milho. Alguns parques temáticos também são conhecidos por hospedarem eventos especiais de Halloween, muitas vezes com atores fantasiados, às vezes instruídos especificamente para assustar as pessoas. Também é comum assistir filmes de terror durante o Halloween.
Comida
Em diferentes países do mundo, diferentes tipos de alimentos estão associados ao Halloween, mas os mais conhecidos são abóbora (torta), maçãs doces, milho caramelizado, doces e chocolate.
Práticas religiosas cristãs
Embora o Halloween não tenha referência direta na Bíblia, alguns princípios bíblicos estão diretamente relacionados à celebração do Halloween. As formas comuns para os cristãos celebrarem o Halloween, além de participarem das celebrações já mencionadas, são orar, jejuar e assistir a cerimônias de adoração.
Dar presentes
Embora não seja tão comum como no Natal, algumas famílias optam por organizar um Amigo Secreto no Halloween, para dar presentes uns aos outros sem saber quem presenteou a quem. Organize seu Amigo Secreto